Resumo do Texto "Roma" de Pedro Paulo Funari
Roma Antiga
Roma antiga foi fundada há quase três mil anos, segundo a lenda em 753 a.C., a primeira conquista foi a Península Itálica e, depois, de todo o Mediterrâneo, passou a designar o mundo dominado pelos romanos.
Como se pode conhecer o mundo romano?
Podemos conhecer o mundo romano através de documentos escritos, documentos escritos, objetos, pinturas, esculturas, edifícios, moedas, entre outros. Os romanos falavam o latim, língua que está na origem inclusive da língua portuguesa. Escreviam utilizando-se do alfabeto latino, cujas letras maiúsculas são as mesmas ainda hoje. Os romanos escreveram muitas obras, de diferentes gêneros, que chegaram até nós graças à cópia manual feita pelos religiosos da Idade Média. Produziram comédias, tratados de Filosofia, discursos, poesias, História. Essas obras constituem uma fonte de informação importante para que possamos conhecer aquilo que pensavam os romanos sobre sua própria sociedade.
As Origens de Roma, lendas e história
Todos os povos procuram explicar de onde vieram, como surgiram, e os romanos contavam certas lendas sobre as origens de sua cidade. A mais conhecida e popular entre os próprios romanos conta que a cidade foi fundada por Rômulo, filho do Deus da Guerra, Marte, e de Réia Sílvia, filha do rei Numítor, de Alba Longa. Amúlio, irmão de Numítor, destronou seu irmão e obrigou sua sobrinha Réia a tornar-se uma sacerdotisa, o que a levou a jogar seus filhos gêmeos, Rômulo e Remo, nas águas do rio Tibre. Milagrosamente, os meninos salvaram-se e foram criados por uma loba, tendo depois recebido os cuidados do pastor Fáustulo e de sua esposa. Ao se tornarem adultos, restauram o pai no trono de Alba Longa e pedem permissão para fundar uma cidade às margens do Tibre. Entretanto, brigaram e Rômulo acabou matando seu irmão. Transformou o Capitólio em refúgio e para dar esposas aos habitantes, raptaram-se mulheres sabinas. Ao morrer, Rômulo foi levado aos céus e adorado como o deus Quirino.