Rolezinhos
Unidade de Chapecó
Projeto Seminário de Atualidades
Curso: Sistemas de Informação
Componente Curricular: Teoria Geral da Administração
Professor: Charlson Jose de Albuquerque Maranhão
¶
Mario Telles
¶
¶
RESENHA CRÍTICA: ROLEZINHOS
¶¶
CUNHA, Carolina. Rolezinhos: Jovens da "nova classe média" colocam em xeque modelo de inclusão social ed..< http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/sociedade-os-rolezinhos-e-a-inclusao-social-pelo-consumo.htm >. Acesso em: 20/05/2014.
BARBARA, Vanessa. Onda de rolezinhos deixa a pergunta: de quem é o shopping center? ed..< http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/the-international-new-york-times/2014/01/17/onda-de-rolezinhos-deixa-a-pergunta-de-quem-e-o-shopping-center.htm>. Acesso em: 20/05/2014.
¶
Os populares rolezinhos eram sinônimos de grande venda para os shoppings já que os jovens se reuniam para fazer o popular rolê que é dar uma volta em algum local, já os jovens da periferia de São Paulo motivados pela lei que proibia os funkeiros de usarem as ruas para expressarem seu estilo musical resolveram, protestar promovendo quebra-quebra nos shoppings de São Paulo, onde os marginais se reuniam em frente aos estabelecimentos promovendo correria no interior dos shoppings, com lojas fechando antes mesmo do horário,
acuadas por jovens que lá fora enfrentavam de frente a polícia, que usava bombas de gás e balas de borracha para conter os manifestantes.
As redes sociais são fatores determinantes neste tipo de manifestação por parte dos estudantes pois o encontro e todo o planejamento é feito através das redes sociais e sem dúvida nenhuma é a forma mais fácil de se juntar mais pessoas em menos tempo. Rolezinhos existem a tempos nas periferias de São Paulo mas com a chegada das redes sociais estes rolezinhos ficaram mais evidente e violentos.
O rolezinho não nos diz com o que os jovens estão preocupados pois os resultados que os rolezinhos tem é