Roldanas e talhas
A roldana ou polia, é uma peça utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal ou também em madeira. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Simplificando, elas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto. Elas podem ajudar a facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira em que são interligadas. A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força, ela normalmente é usada para suspender objetos.
A polia móvel, que facilita a realização de algumas tarefas como a de levantar um objeto pesado. A cada polia móvel colocada no sistema a força necessária fica reduzida a metade, esta é uma vantagem, só que temos também a desvantagem, quanto mais polias móveis, mais demora a erguer ou a puxar o objeto. As polias móveis são muito utilizadas para erguer objetos muito pesados.
Existem dois tipos de talhas consideradas maquinas simples:
A talha exponencial, que é composta de um sistema de polias, geralmente é feito com apenas uma polia fixa e as outras são apenas polias móveis. A função da polia fixa é para inverter o sentido da aplicação da força. As polias móveis são úteis pelo fato de diminuírem a intensidade da força necessária para levantar o objeto.
A talha diferencial, que é composta por duas polias fixas de diâmetros diferentes e solidárias ao mesmo eixo, e uma roldana