bioquimica
O amido, polissacarídeo é produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenamento dos produtos da fotossíntese, e é constituído por dois outros polissacarídeos estruturalmente diferentes: amilose não apresenta ramificações e, no espaço, assume conformação helicoidal (forma de hélice) e a amilopectina apresenta estrutura ramificada, sendo que os "ramos" aparecem a cada 24-30 moléculas de glicose.
A amilose e a amilopectina são moléculas de alto peso molecular podem sofrer reações formado de compostos coloridos. Um exemplo importante é a complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente demonstrado uma esquematiza a interação do iodo com a estrutura do amido:
Esse teste baseia-se na ligação do iodo com a amilose do amido formando um complexo colorido azul intenso esse reação e reversível em calor. Parte Experimental
Reação de Molisch: esta reação é utilizada para a pesquisa de carboidratos, em geral. O reagente de Molisch (solução etanólica de αnaftol 5g/100 ml) sob a ação de ácido sulfúrico concentrado leva a formação de compostos furfúricos a partir dos carboidratos. Os compostos furfúricos reagem com o naftol formando um produto condensado colorido. Foram pipetados 2 ml de cada solução de carboidratos (glicose, arabinose, sacarose e frutose) em seu respectivo tubo de ensaio. Em seguida, foram adicionadas 3 gotas de reagente de Molisch em cada solução, sob leve agitação. Posteriormente, foram adicionados 2 ml de ácido sulfúrico concentrado a cada solução, de forma que o ácido escorresse pela parede do tubo. O mesmo procedimento foi repetido com solução de água destilada ao invés da solução de carboidratos (controle).
Reação de Fehling: esta reação é utilizada para a pesquisa de açúcares redutores. O reagente de Fehling é fortemente alcalino contendo íons cúpricos que formam um complexo íon cúprico-tártaro de sódio e potássio. Nestas condições, o