rodrigo
PROF. (A): Josie Lima
EIXO TEMÁTICO – DANÇA (PARTE I)
II BIMESTRE
1.1. SIGNIFICADO DA DANÇA
Entende-se a dança como uma arte que significa expressões gestuais e faciais através de movimentos corporais, emoções sentidas a partir de determinado estado de espírito.
“Danza, dança, TANZ derivado da raiz TAN que em sânscrito, significa fusão.” (NANNI, 1998)
1.2. DEFINIÇÕES DA DANÇA
1.2.1. Conceitos
“A dança é a arte de formar, com graça e precisão e facilidade, o passo e de formar figuras...” (Novèrre apud CAMINHADA, 1999)
“Dança é a alternância ou variação no tempo, dentro de um ritmo preestabelecido usando diferentes formas e movimentos”. (NANNI, 1998)
“Dançar é movimentar-se pelo espaço, é sentir o corpo livre, é comunicar-se consigo mesmo, é desfrutar, liberar-se... Convidar para dançar é animar a quebrar preconceitos, medos, vergonhas... O movimento é comunicação; comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem. A linguagem corporal, o movimento é o instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem, não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo, todos os indivíduos aceitarão, com ilusão e interesse, o gesto da comunicação corporal”. (MARIA JESUS ZEA, 1995) “Movimentos cadenciados, incluindo passos e saltos, executados ao som e ao compasso da música”. (Dicionário de Educação Física e do Esporte – BARBANTI, 1994) “A dança é movimento, é a resultante de uma sucessão de poses. São movimentos voluntários, harmoniosos, rítmicos, com fim neles mesmo. É um movimento colocado em forma rítmica e espacial, uma sucessão de movimentos que começa, se desenvolve e é finalizado.” (Murray apud GUILLOT, G. & PRUDHOMMEAU, 1974)
“A dança é a ciência ou a arte que se apresenta como o entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano e que permite exteriorizar um estado latente, pelo jogo de músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética. E, sendo o corpo humano o instrumento da arte da