Rodas de água pelton
As rodas de Pelton são entre os tipos os mais eficientes de turbinas da água. Foi inventado por Lester Allan Pelton (1829-1908) em 1870. Ela é uma turbina hidráulica que extrai energia mecânica a partir de uma corrente de água (energia cinética), dotada de movimento giratório, construída para funcionar em desníveis d'água de até mais de 1.000 metros de altura.
O rotor Pelton é utilizado em usinas hidrelétricas com duas características: alta queda, baixa vazão. Instaladas em rios de baixa vazão, obtém-se a força necessária para geração de energia devido a altura de queda da água. O rotor Pelton, também chamado de roda Pelton, é o que mais se assemelha às antigas rodas d´água.
A roda Pelton pode ser acoplada em micro turbinas, micro usinas e usinas hidrelétricas com função de acionar os geradores.
Figura 4 – Roda Pelton
Usina Hidrelétrica
A água captada no lago formado pela barragem é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga. Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica. A energia assim gerada é levada através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo. Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
Figura 5 – Usina HidrelétricaRoda Dágua
A roda dágua é um dispositivo antigo que usa corrente ou de uma queda de água para gerar energia por meio de um conjunto de pás montado em torno de