Rochas
O solo ou as rochas suportam o peso de qualquer edificação. Tanto os solos quanto as rochas são usados como matéria-prima para os produtos destinados à indústria da construção. As rochas são extraídas de pedreiras para formar as pedras utilizadas na construção, ou são trituradas para constituir enchimento para o concreto. Certas argilas são usadas na fabricação de cimento, tijolo e outros produtos. Concreto: rocha artificial, possui algumas características físicas semelhantes às rochas. Como resulta de processo de fabricação é possível o controle de qualidade, enquanto que as rochas são aceitas tal como se encontram. Normalmente a resistência à tração para amostras de rochas e concreto fica aproximadamente 10% da sua resistência à compressão. (porém a resistência dos concretos é inferior à das rochas mais resistentes)
Classificação geológica das rochas e pedras
As rochas classificam-se em três tipos, conforme a origem geológica:
Ígneas: forma-se pela solidificação de material em estado de fusão, geralmente a certa profundidade na crosta terrestre. São originadas pelas lavas vulcânicas, formam-se diretamente do manto.
De acordo com seu comportamento químico, as rochas ígneas se subdividem em: ácidas, intermediárias e básicas (i. é., alcalinas), sendo estas subdivisões determinadas pela quantidade de sílica presente na rocha.
O granito apresenta alto teor de quartzo, que é uma sílica, e portanto é ácido. O alto teor de quartzo dá ao granito a sua grande dureza. Já o basalto, pela presença discreta de sílica é uma rocha básica.
Ex. de rochas ígneas: granito, basalto.
Sedimentares: formam-se pela deposição, geralmente