ROchas
São rochas que sofreram modificações no estado sólido, como resposta às mudanças das condições físicas e/ou químicas da crosta terrestre, provocadas pela pressão e temperatura em profundidade.
Essas mudanças podem ser mineralógicas, texturais ou ambas, e são acompanhadas pelo desenvolvimento de novos minerais, pelo desaparecimento de minerais pré-existentes, ou pelo recristalização destes últimos.
Durante o metamorfismo, a composição da rocha pode permanecer constante ou não.
No primeiro caso, o metamorfismo é dito isoquímico, no segundo, aloquímico ou metassomático AGENTES DE METAMORFISMO
Os principais agentes responsáveis pelos processos metamóficos são a temperatura, pressão e fluidos químicos que atuam sobre as rochas no interior da crosta terrestre.
- Temperatura: no domínio metamórfico, ela varia de 200 a 700°C e aumenta com a profundidade e com a proximidade de um corpi ígneo intrusivo. O aumento de temperatura também pode resultar do atrito entre blocos de rocha em zonas de falha.
- Pressão: a pressão que atua sobre as rochas na crosta terrestre pode ser de dois tipos:
a) Pressão litostática ou de carga: resulta deo peso das camadas de rochas sobrejacentes.
Seu valor é estimado em 2,7kg/cm2 cada 100m. Esta pressão aumenta com a profundidade provocando reduçÃo de volume da rocha e tornando a estrutura maciça.
b) pressão dirigida: é a pressão tangencial à superfície da crosta terrestre que atua durante os dobramentos, falhamentos e outros fenômenos tectônicos caracterizados por movimentos laterais. A pressão tem um papél importante no metamorfismo, facilitando a circulação dos fluidos químicos que aceleram as reações metamórficas, além de ser responsável pelo aparecimento, na rocha, de estrutura orientadas (xistosidade, bandamento, etc.).
- Fluidos químicos: podem contribuir ativamente nos processos metamórficos, ou servir para facilitar as reações químicas, agindo como solventes e/ou catalizadores. A água é o