Rochas
ESTRUTURA E CROSTA DA TERRA 1. DEFINIÇÃO A Terra tem um raio médio de 6.370 Km e sua estrutura interna é constituída por três camadas concêntricas distintas:
· Litosfera ou Crosta: espessura de 120 Km;
A crosta não é uma camada única, sendo constituída de várias placas tectônicas, divididas em três seções: continentes, plataformas continentais (extensões das planícies costeiras que declinam suavemente abaixo do nível do mar) e assoalhos oceânicos (nas profundidades abissais dos oceanos). Sua espessura varia de 5 a 10 km sob os oceanos e, de 25 a 90 km, nos continentes. É formada por três grandes grupos de rochas: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
· Manto: espessura de 2.900 Km;
Camada pastosa (material magmático) composta de silício, alumínio, ferro e magnésio, sendo estes os elementos químicos predominantes. O manto constitui 83% do volume e 65% da massa interna do nosso planeta. Sua temperatura pode variar de 870º C, junto à crosta, até 2.200º C, junto à parte externa do núcleo.
· Núcleo: espessura de 3.300 Km;
É constituído de Fe e Ni derretidos e sua temperatura varia de 2.200º C na parte superior até cerca de 5.000º C nas regiões mais profundas. Apesar da alta temperatura, a parte central do núcleo é formada de níquel e ferro em estado sólido – consequência da grande pressão do interior do planeta.
2. CONSTITUIÇÃO
· Rochas: agregados naturais de um ou mais minerais – magmáticas (ou ígneas), sedimentares e metamórficas;
· Em volume: 95 % de rochas magmáticas e 5 % de rochas sedimentares;
· Em área: 25 % de rochas magmáticas e 75 % de rochas sedimentares;
· 99 % da crosta são constituídos por oito elementos químicos: O, Si, Al, Fe, Ca, Na, K e MG, sendo o oxigênio dominante.
· Litosfera ou crosta terrestre é a camada menos densa da Terra e a mais consistente. É constituída de duas camadas: uma mais externa (SIAL) e outra mais interna (SIMA), com uma variação de temperatura de 15ºC até 1.200ºC;
¸