Rochas
A ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogêneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas.
O estado de Minas Gerais produz 95% do volume total de ardósia do Brasil. As áreas de extração e beneficiamento de ardósias de Minas Gerais. O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial.
Aplicação: A Ardósia pode ser aplicada em pavimentos, fachadas, tampos de laboratórios, e em decorações interiores e exteriores. A Ardósia é uma excelente opção para pessoas que buscam decorações sóbrias e sofisticadas como, por exemplo, a criação de pisos em ardósia cinza ou preta, dando um tom urbano e elegante para composições modernas.
Arenito
Formação
O arenito é formado ao longo de vários anos abaixo da superfície de oceanos, lagos e rios, quando as pequenas partículas de rocha, areia e solo se depositam no fundo do corpo d'água e são cobertos por outras camadas de solo e areia, eventualmente se compactando em camadas rígidas de rocha. As qualidades do arenito mudam conforme o tipo de mineral que se junta para formar a rocha, sendo o mais comum o quartzo. Outros minerais incluem o granito. Os grãos de areia que formam o arenito são fixados através de agentes cimentante, incluindo calcita, argilas, carbonato de cálcio, óxido de ferro e gesso. Em áreas onde o agente cimentante tem natureza macia, como argila e gesso, o arenito também tende a ser macio.
Construção
Um dos usos mais comuns da rocha é para a produção de materiais de construção e na arquitetura. A força da maior parte dos arenito faz com que ele seja muito usado como chão e para pavimentar exteriores e prédios comerciais. A rocha também pode ser cortada e polida para produzir ornamentos, como lápides, prateleiras, relógios e lareiras. O arenito é um material comum usado para paredes de sustentação e na indústria química, ele é usado para cobrir chão e paredes por sua resistência a ácidos e bases.
Produtos
Quando combinado com