rochas
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Principais tipos de rochas
4. Rochas Magmáticas ou ígneas
5. Rochas Sedimentares
6. Rochas Metamórficas
7. Conclusão
8. Referências Bibliográficas
Introdução
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais, agregados ou não. Algumas vezes são constituídas por apenas um mineral. Elas cobrem vastas áreas da crosta terrestre e são normalmente agrupadas de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
Neste trabalho, falaremos de um modo geral, sobre estes três tipos de rochas e sobre seus minerais constituintes.
Objetivo
O estudo teve como objetivo a elaboração de uma pesquisa sobre os principais tipos de rochas da crosta continental: Rochas Igneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. Para seu desenvolvimento foi realizada uma abordagem teórica sobre o tema e os principais processos de formação das rochas. Foi feita uma pesquisa em livros e sites relacionados ao assunto geologia, sua definição, os principais tipos de formações nas rochas seus constituintes minerais e onde ocorrem na crosta terrestre....
Tipos de Rochas 1. Ígneas (ou magmáticas)
São as rochas formadas a partir do resfriamento do magma. Podem ser de dois tipos, a saber:
Vulcânicas (ou extrusivas) - são formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento na superfície. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto e a pedra-pomes, cujo resfriamento se dá na água.
Plutônicas (ou intrusivas) - são formadas dentro da crosta por meio de um processo lento de resfriamento. Alguns exemplos são o granito e o diabásio.
2. Sedimentares
As rochas sedimentares são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. Classificam-se em:
Detríticas - são as rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas.