ROCHAS
As rochas magmáticas são muito duras, formam grandes blocos e não contêm fósseis (restos de animais e vegetais). O granito é uma rocha magmática de alta resistência, formado por três minerais: quartzo, mica e feldspato. É usado na pavimentação de ruas e na construção de casas e edifícios.
O basalto é uma rocha magmática de cor preta, formada também pelos minerais: quartzo, mica e feldspato. É usada na pavimentação de calçadas. A transformação do basalto deu origem a um tipo de solo chamado terra roxa, encontrado no estado de São Paulo e Paraná. Esse solo é excelente para a plantação de café.
A pedra-pomes é uma rocha magmática que possui poros (espaços vazios) como se fosse uma esponja. É usada para polir objetos e amaciar a pele.
Rochas sedimentares ou estratificadas
As rochas sedimentares apresentam-se em formas de camadas ou estratos. Nessas rochas encontramos fósseis, ao contrário das magmáticas. Elas sofrem a ação do calor solar, da água e do vento como forma de decomposição. Temos como exemplo: o arenito, o calcário, os cascalhos e seixos.
O arenito é formado por grãos de areia e é usado na construção de casas. Muitas formações rochosas dessa rocha são encontradas no estado do Paraná.
O calcário é um tipo de rocha formada há milhões de anos pelo acúmulo de conchas e esqueletos de organismos mortos no fundo dos mares. Para reconhecermos uma rocha calcária, basta pingarmos ácido sobre ela e observaremos uma efervescência liberando um gás, o gás carbônico. Encontramos diversas rochas calcárias em