Rochas
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
Este trabalho é constituído por esses 3 tipos de rochas. Vamos falar de um modo geral sobre estas rochas, sobre os seus tipos de rochas e sobre os seus minerais constituintes.
Tentamos simplificar ao máximo este trabalho, para que seja de fácil leitura. Achamos que este trabalho de pesquisa está de acordo com o que foi pedido.
Rochas Sedimentares
A o longo do ciclo de transformações das rochas, o conjunto de fenômenos que ocorrem sob a influência dos agentes externos constitui um ciclo exógeno de transformações através do qual se formam as rochas sedimentares. (Fig. A formação das rochas sedimentares)
A história de uma rocha sedimentar começa com a formação dos materiais que a vão constituir. Muitas das rochas que se encontram expostas à superfície terrestre estão frequentemente, em desequilíbrio com o meio, já que se formaram em condições muito diferentes daquelas a que presentemente estão sujeitas.
Rochas Sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas; Correspondem a 80% da área dos continentes; contém material fóssil; formam as bacias.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois sendo as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
• Pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares elásticas);
• Pela deposição dos materiais de origem biogénica;
• Pela precipitação de substâncias em solução.
As rochas sedimentares podem ser:
• Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento,