rochas
Por rocha entende-se um conjunto sólido, que compõe a crosta terrestre, excepto água e gelo, podendo estas ser formadas por um único mineral ou por vários minerais agrupados.
A rocha surge de forma natural, constituindo a camada externa da Terra, denominada de litosfera sendo a ciência que estuda as rochas petrologia, uma secção da geologia.
Para ser considerado uma rocha, esse agregado tem de ter volume suficiente e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja o fenómeno geológico que forma a rocha tem de ter importância histórica suficiente para fazer parte da dinâmica da Terra. De acordo com a sua composição química, com a sua forma, com a sua textura ou então, a mais comum, de acordo com os processos da sua formação as rochas são assim classificadas.
São classificadas então como rochas ígneas, rochas sedimentares, e rochas metamórficas.
As rochas ígneas que se subdividem em rochas magmáticas ou vulcânicas e em rochas plutónicas, resultam da consolidação e cristalização do magma, sendo o magma uma substancia fluida, total ou parcialmente fundida, constituída por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis como o vapor de agua, cloretos, hidrogénio, flúor e outros. Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras magmáticas, a diferentes temperaturas de fusão, temperaturas essas que dependem da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha adjacente.
Como tal as rochas magmáticas resultam do arrefecimento do magma. As magmáticas ou vulcânicas formam-se na superfície do planeta e o seu arrefecimento é rápido, uma destas rochas é o basalto, que como podemos observar na figura ao lado apresenta uma cor escura, é compacto e muito duro.
Já as rochas plutónicas formam-se no interior da crosta, são rochas que arrefecem lentamente, o granito (figura ao lado) é um dos exemplos possuindo cristais bem visíveis, esta rocha é constituída por três minerais: feldspato, mica e quartzo.
As