ROCHAS METAMORFICAS
TIPOS DE ROCHAS
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação.
Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
METAMORFISMO
Meta = Mudança
Morpho = Forma
O metamorfismo é um conjunto de processos que ocorre no interior da crosta terrestre produzindo transformações.
ROCHAS METAMORFICAS
Mudanças mineralógicas e estruturais que sofrem as rochas (sem que sofram fusão) quando submetidas a condições físicas e químicas diferentes daquelas que originalmente as formaram.
As rochas metamórficas se formam pela modificação de rochas ígneas, sedimentares ou de outras rochas metamórficas
Rochas que foram submetidas a processos termodinâmicos, que provocam a transformação de seus constituintes (produzindo novas texturas e novos minerais).
Ocorrem em regiões de choque de placas tectônicas, onde são comprimidas por forte aumento de pressão ou onde o magma entra em contato com outras rochas, transformando-as por aquecimento.
A modificação das rochas com o tempo é chamado o ciclo das rochas se referindo a varias possíveis formações e transformações de um tipo de rocha em outra.
PRINCIPAIS ROCHAS METAMORFICAS
As rochas metamórficas mais comuns são os gnaisses, os xistos e os quartzitos.
AGENTES DO METAFORMISMO TEMPERATURA:
Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente n° de camadas de sedimentos as rochas vão sofrendo temperaturas cada vez mais elevadas.
A ação maior da temperatura causa o desenvolvimento de novos minerais, mudanças nas condições de sua estabilidade e o mineral passa a uma nova forma estável.
PRESSÃO:
É principalmente a pressão em combinação com a temperatura que mais contribui para as profundas modificações