TGA - teoria geral da administração
A Teoria da contingência ressalta que não há nada de concreto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo, Tudo depende. Nessa teoria as organizações passaram a ser vistas como um todo e não em partes como eram consideradas pelas Abordagens Clássicas. Abordagem sistêmica é uma maneira de resolver problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral de Sistemas. Muitas soluções surgem quando observamos o problema como um sistema e, desta foram, sendo formados por elementos, com relações, objetivos e um meio-ambiente.
ORIGENS DA TEORIA SISTÊMICA
A Teoria Sistêmica, que tem suas origens na Física, surgiu no mundo nas décadas de 40 e 50.
Nos anos 80 iniciou em Santa Catarina (Florianópolis) o estudo desta Teoria para o atendimento tanto individual como de casais e famílias.
O movimento começou suas atividades no ano de 1987 como uma Associação sem fins lucrativos. Em 1989 já tem sua primeira turma de formação.
Em 1994 tornou-se um Instituto e Centro Clínico de Psicologia Sistêmica.
Comprometido com o desenvolvimento heterodoxo do pensar Sistêmico, em 2004 o Movimento passa por uma profunda reflexão colocando-se em sincronia com as necessidades do ser humano atual.
Desta forma transforma-se em uma Organização Civil, desenvolvendo atividades remuneradas e atividades de baixo custo.
Facilitando o acesso ás nossas atividades, para os alunos de Psicologia, alunos da Formação Sistêmica e a clientela menos favorecida de nossa comunidade.
A Teoria Sistêmica não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Tem por finalidade a identificação das propriedades, princípios e leis características dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. Procura entender como os sistemas funcionam.
ORIGENS DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA
A origem da Teoria da Contingência se deu pela