Rochas Metamorficas
METAMORFICAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FATORES CONDICIONANTES
TIPOS DE METAMORFISMO
SISTEMATICA DO ESTUDO GEOLÓGICO
MINERALOGIA,TEXTURA E ESTRUTURAS DE ROCHAS
NOMECLATURA
ROCHAS METAMÓRFICAS
REFERÊNCIAS
METAMORFISMO
INTRODUÇÃO
Metamorfose significa transformação,mudança de forma,sem que se perca a essência da matéria em transformação.
Em Geologia,define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada,através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes da atuação do metamorfismo. Estas modificações implicam mudanças na estrutura,textura,composição mineralógica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada.
METAMORFISMO
O metamorfismo envolve a recristalização dos grãos constituintes sem o desenvolvimento de um fundido. É deste modo, portanto,limitado nas baixas temperaturas (aprox. 250ºC) pela diagênese e nas altas temperaturas pela fusão dos constituintes de composição apropriada.
Os minerais das rochas pré-existentes (protolitos),em um ambiente sedimentar, ígneo ou mesmo metamórfico recristalizam para produzir uma rocha metamórfica.
CAMPO DE ATUAÇÃO
FATORES CONDICIONANTES
TEMPERATURA
PRINCIPAIS FATORES
NATUREZA DO PROTOLOTO
PRESSÃO ( LITOSTATICA E DIRIGIDA)
PRESENÇA DE FLUIDOS
TEMPO DE DURAÇÃO DOS PROCESSOS
TEMPERATURA
As principais fontes de calor na Terra são o calor residual do manto e do núcleo e o calor gerado por desintegração radioativa. O mecanismo para essa transferência é a tectônica global
A temperatura favorecerá reações químicas entre minerais aumentando assim a vulnerabilidade das rochas que serão sujeitas a pressões.
Normalmente no metamorfismo o efeito da pressão combina-se com o da temperatura
TEMPERATURA (T)