rochas igneas
INPLANTAÇÃO DA MANCHA: PONTUAL
VARIÁVEL VISUAL: FORMA
MÉTODO: QUALITATIVO
TIPO DE MAPA: ANALÍTICO
LEITURA : NO MAPA DE RECURSOS MINERAIS DO BRASIL VERIFICAMOS A PRESENÇA DE ALUMÍNIO NA REGIÃO NORTE NO PARÁ E AMAZONAS; CARVÃO MINERAL NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA; COBRE NO RIO GRANDE DO SUL E PARÁ; ESTANHO NA REGIÃO NORTE EM RONDÔNIA, AMAZONAS E PARÁ; FERRO NO MATO GROSSO, NO SUDESTE EM MINAS GERAIS E NO NORTE NO PARÁ; MANGANÊS EM MINAS GERAIS, NO NORTE EM AMAPÁ , NO PARÁ E NA REGIÃO CENTRO-OESTE EM MATO GROSSO DO SUL; OURO NO NORTE DO AMAZONAS, RORAIMA, RONDÔNIA, PARÁ E AMAPÁ, NO CENTRO-OESTE EM GOIÁS E NO MATO GROSSO, NO SUDESTE EM MINAS GERAIS E NO NORDESTE NA BAHIA; PETRÓLEO NA REGIÃO COSTEIRA DO PAÍS NO RIO DE JANEIRO, NO NORDESTE NA COSTA DE SERGIPE E ALAGOAS, INCLUINDO O RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ, NA REGIÃO NORTE NO AMAZONAS; SAL MARINHO NO RIO GRANDE DO NORTE E POR FIM O URÂNIO NA REGIÃO SUDESTE EM SÃO PAULO.
INTERPRETAÇÃO: OS TERRENOS CRISTALINOS QUE DATAM DO PROTEROZÓICO NO BRASIL POSSUEM MINERAIS INORGÂNICOS ( AL, CU, FE, MN, SN E AU). OS DEMAIS RECURSOS ENCONTRAM-SE EM TERRENOS SEDIMENTARES, SENDO ELES COMPOSTOS DE MINERAIS ORGÂNICOS (PETRÓLEO, GÁS, SAL MARINHO E CARVÃO).
104
INPLANTAÇÃO DA MANCHA: LINEAR
VARIÁVEL VISUAL: FORMA
MÉTODO: QUALITATIVO
TIPO DE MAPA: ANALÍTICO
LEITURA: VERIFICA-SE A PRESENÇA DE HIDROVIAS, NO NORTE ( BACIA AMAZÔNICA), NO NORDESTE(RIO SÃO FRANCISCO) E NO SUL ( BACIA DO PARANÁ). EM RELAÇÃO AS RODOVIAS, ESTAS SE CONCENTRAM NA REGIÃO CENTRO-OESTE, SUL E SUDESTE EXPANDINDO-SE PARA O NORDESTE DO PAÍS. JÁ AS FERROVIAS PODEM SER LOCALIZADAS NUMA PORÇÃO COSTEIRA E NA REGIÃO SUDESTE.
INTERPRETAÇÃO: A PRESENÇA DE VIAS HIDROGRÁFICAS NA REGIÃO NORTE E NORDESTE DO PAÍS EXPLICA-SE HISTORICAMENTE PELO PRÓPRIO PROCESSO DE EXPANSÃO DO DESDOBRAMENTO DO INTERIOR DO PAÍS POR ESTAS VIAS, A EXEMPLO O RIO AMAZONAS ELEMENTO FUNDAMENTAL DURANTE O PERÍODO COLONIAL E O RIO TIETÊ QUE SE EXPANDE ATÉ ALCANÇAR O RIO PARANÁ,