Rocha
Rocha: corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formado por agregados de um ou mais minerais arranjados, segundo condições de temperatura e pressão existentes durante sua formação.
CAULINITA: principal componente de argilas
FELDSPATO: material mais abundante na natureza
-Critérios econômicos referem-se ao custo do material e a sua disponibilidade no local ou próximo ao local de utilização.
-Critérios técnicos referem-se à caraterísticas que o material possui que atendem às finalidades da aplicação pretendida.
-Para definir se uma rocha é ou não adequada a determinado uso, precisamos analisar as condições de exposição x características do material que se deseja aplicar.
-De maneira geral, as pedras naturais resistem melhor à compressão do que aos demais esforços.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ROCHAS COMO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: RESISTÊNCIA MECÂNICA, DURABILIDADE, TRABALHABILIDADE, ESTÉTICA,
Granito: Alta resistência à compressão e baixa porosidade. Confecção de fundações (em forma de bloco), de muros, calçamentos, como agregado para concreto e rocha ornamental em pisos, paredes, tampos de pias, lavatórios, bancadas e mesas, e em detalhes diversos.
Basalto: Muito utilizado como pedra britada em agregados asfálticos, para concretos e lastros de ferrovias. Larga aplicação como pedra para calçamento e em outras formas de pavimentação
Diorito (granitos pretos): Mesmo uso do granito e rocha ornamental em arte mortuária
Arenito: Pedra “laranja” na beira da piscina. Revestimentos de pisos e paredes
Ardósia: Como rocha ornamental em coberturas de casas, pisos, tampos e bancadas. Não é usada em revestimento externo.