Rocha Metamorfica
Trabalho escrito:
CONCEITO
A crosta terrestre é formada essencialmente de rochas, cujos constituintes são na maioria das vezes os minerais.
A rocha é um agregado natural, ou seja, é um minério formado por minerais, formando de um ou mais minerais, que é um elemento ou um composto químico, via de regras, resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre, os minerais em geral, são sólidos; somente a água e o mercúrio se apresentam no estado liquido(em condições normais de pressão e temperatura); sendo os principais constituintes deste minério: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, ferro, alumínio, silício, etc., alem de, eventualmente, tratar-se de vidro vulcânico ou matéria orgânica, que são os mineralóides, que constitui parte essencial da crosta terrestre e é nitidamente individualizado. Por isso, as rochas ocorrem em extensões consideráveis na crosta terrestre, podendo, na maioria das vezes, ser representadas em mapas geológicos.
São elas nitidamente individualizadas, porque os minerais se agregam obedecendo a leis físicas, químicas ou físico-químicas, dependendo das condições em que se forma esta ou aquela rocha. Esta agregação, portanto, não se dá ao acaso. Não é necessário que a rocha seja consolidada.
As areias, argilas, etc., desde que representem corpos independentes, individualizados e extensos, são consideradas rochas.
Podem se dividir em três tipos de rochas, sendo elas: – Rochas Ígneas (magmáticas): mais antigas, pois resultam do esfriamento e da solidificação do magma, chamadas também de cristalinas; – Rochas Sedimentares: formada pela acumulação de restos de rochas mais antiga que foram destruídas pela erosão (calor, frio, vento, chuvas, e rios), fazendo com que as rochas se desagreguem e os destroços arrastados para regiões mais baixas, onde se acumula os resíduos em camadas, a pressão do peso de uma camada sobre a outra, faz com que