Robótica e Inteligência Artificial
Tema: “Robótica e Inteligência Artificial”
Foco: “ A importância dos robôs na atual sociedade”
Especificações: As 3 Gerações da Robótica (1 Robôs Manipuladores; 2 Robôs Móveis – Perceptivos; 3 Robôs Adaptativos e Inteligentes- Humanóides).
Qual o tema?
“Robótica e Inteligência Artificial”
Por que falar dele?
“No cenário atual, a robótica está incluída –direta ou indiretamente- em quase todos os segmentos da sociedade. Ao comprarmos um carro novo ou quando compramos um novo computador, estamos adquirindo produtos que tiveram grande parte do seu processo de produção executado por robôs. Por isso é de grande importância compreender o funcionamento dessa poderosa ferramenta tecnológica que visa facilitar a vida humana.”
Qual o conceito de robótica?
“Ramo da tecnologia que estuda o design, construção e uso de máquinas para executar tarefas tradicionalmente feitas por humanos.” By Enciclopédia Britannica Online.
Quando surgiu?
“Ao contrário do que acredita boa parte da população, a robótica não é uma ciência que teve seu início datado de tempos atuais.
Embora tenham sido desenvolvidos de maneira precária, fatos comprovam que seu início de seu por volta de 350 a.C. Esse teria sido o ano em que o matemático grego Arquitas de Tarento teria criado “O Pombo”, que era um pássaro de madeixa que utilizava-se de vapor para conseguir pequenos voos.
A robótica, com o conceito que temos hoje, só teve seu início muitos séculos depois, por volta de 1738, quando Jacques de Vaucanson utilizou-se dos avanços tecnológicos e matemáticos e construiu um android que tocava flauta e um pato mecânico que comia e defecava.
É importante ressaltar que o termo “robô” ainda não existia nessa época. Ele foi criado em 1921 por Karel Capec, para sua peça Russum’s Universal Robots. A palavra quer dizer “trabalho forçado”.
Em 1960, com o começo da utilização de robôs no ramo industrial com a finalidade de diminuir custos e agilizar processos, a