Robocar
1. INTRODUÇÃO 4
2. FUNCIONAMENTO 5
3. DARPA 9
4. CONCLUSÃO 10
5. BIBLIOGRAFIA 11
1. INTRODUÇÃO Veículo autônomo, carro robótico, carro sem motorista e outros termos, designam qualquer veículo terrestre com capacidade de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano. O seu principal objetivo é integrar um conjunto de tecnologias de sensores, de sistemas de controle e atuadores para mapear o ambiente, determinar as melhores opções de ação e executar estas ações de forma mais segura e confiável do que poderia ser obtida por um condutor humano comum. Ainda que as pesquisas estejam adiantadas, até a presente data estes veículos ainda não estão disponíveis para uso geral.
Atualmente, diversos recursos tecnológicos como freios ABS, comunicação inter-veicular e outros recursos, já automatizam processos específicos de um veículo, porém a decisão final de navegação ainda é do condutor humano.
Os veículos autônomos, assim, têm como objetivo substituir o condutor humano por um sistema de controle computacional que integre os recursos tecnológicos do veículo. Diversas técnicas diferenciadas têm sido desenvolvidas pelos grupos de pesquisa ao redor do mundo para atingir estes objetivos.
Com a introdução da tecnologia de carros autônomos, espera-se uma redução drástica das mortes em trânsito e também dos congestionamentos, e, consequentemente, do tempo que as pessoas perdem dentro dos carros.
Um estudo do Instituto de Transporte do Texas mostra que os americanos desperdiçaram 5,5 bilhões de horas em 2011 presos no trânsito, o que resultou em um prejuízo de US $ 121 bilhões de dólares em perdas de tempo e de combustível. Carros que dirigem sozinhos irão proporcionar redução significativa desses engarrafamentos.
2. FUNCIONAMENTO
Câmeras, sensores a laser e GPS formam o sistema de percepção. O GPS é um pouco mais preciso do que os presentes nos carros tradicionais e permite que veículo siga uma rota