Mente sã em corpo são
A citação em latim é bem conhecida e significa “uma mente sã em corpo são”. Derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Sua intenção era lembrar aos cidadãos romanos que numa oração deveriam pedir saúde física e espiritual.
Atualmente, o significado que damos a esta frase é que um corpo são proporciona ou sustenta uma mente sã e vice-versa. Ela expressa o conceito de coerência entre mente e corpo como sendo o equilíbrio saudável no nosso estilo de vida. É esse o papel do profissional de Educação Física, que ajuda na manutenção da saúde e da qualidade de vida.
No Brasil, comemora-se em 1º de setembro o Dia do Profissional de Educação Física. Isso porque nesta data, em 1998, foi promulgada a Lei 9696/98, que regulamenta a profissão no país e cria os conselhos federal e estaduais de Educação Física, resultado de uma luta iniciada nos anos 1940. Foram muitos os obstáculos vencidos, até que o poder público brasileiro reconhecesse a importância da regulamentação da profissão e de seu papel na sociedade.
Hoje são mais de 70 mil profissionais em todo o país. A valorização de uma vida mais saudável, da beleza de um corpo bem cuidado e dos diversos espetáculos esportivos levou ao aumento da demanda por profissionais da Educação Física, cuja atividade vai muito além do trabalho na rede escolar.
O profissional de Educação Física precisa gostar de ensinar e lidar com pessoas.
O profissional de Educação Física pode atuar em vários campos, entre eles, educação, saúde, esporte, lazer e empresas. Só o mercado de atividade física movimenta mais de R$ 2 bilhões em negócios no Brasil. São pelo menos 1,5 milhão de frequentadores de academias e 3,5 milhões de adeptos de caminhadas e exercícios em casa. Temos, ainda, a perspectiva de megaeventos, como a Copa do Mundo e as