resenha
Este provérbio latino “mens sana in corpo sano” é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, presume-se entre 509 a.C. – 27 a.C.
A expressão “mente sã corpo são” simboliza mente saudável e corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental. Este provérbio pretende chamar a atenção para a união e complementaridade existente (ou que deve existir) entre o corpo e a mente.
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
“Mente sã em corpo são”. Quem nunca ouviu falar desta expressão? Mas como manter a mente saudável se a sociedade nos cria maior número de situações de stress, pressão e expectativas?
Uma boa saúde mental depende da maneira como encaramos algumas situações na nossa vida. As situações difíceis que por vezes nos batem à porta têm solução e, por isso, temos de aprender a lidar com elas para conseguirmos avançar.
Uma boa saúde mental liga-se a pensamentos e sentimentos positivos sobre nós próprios, como pessoas e em relação às nossas aptidões. A mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo. Assim, à medida que “alimentamos” bem a nossa saúde mental (com emoções positivas, pensamentos adequados, etc.), melhor será a nossa saúde física.
Está provado que problemas de saúde mental determinam frequentemente transtornos físicos. Os problemas podem ser fruto de diversas situações ambientais consideradas graves