Robo gladiador
INTRODUÇÃO
Empregando material improvisado (de sucata) sem nenhum componente crítico, descrevemos a montagem de um robô de competição. O custo total estimado de cada robô, incluindo os componentes eletrônicos, não deverá superar os R$ 30,00. A idéia básica do RobGlad é de um pequeno veículo (robô) controlado por um cabo de 3 metros de comprimento que pode realizar qualquer movimento comandado por um joystick. Esse joystick é formado por duas chaves de 3 posições. Na posição de repouso, os motores do robô não são alimentados e ele permanece em repouso. Pressionando-se os dois botões para frente, o robô avança em linha reta, e pressionando-se os dois para trás o robô recua em linha reta. Quando pressionamos um botão apenas para frente, o robô avança virando para a esquerda ou direita conforme o botão. Se pressionarmos um botão para trás, o robô recua girando para a esquerda ou para a direita. Uma curva, ou manobra de giro, sem sair do lugar, pode ser obtida pressionando-se um botão para frente e o outro para trás. Tudo isso é mostrado na figura 1.
Fica claro que pelo manuseio dos botões com habilidade, o operador pode realizar qualquer movimento com o robô. Mas, e a idéia da competição? A idéia é simples: vamos prender em cada robô um balão de borracha e montar na sua parte frontal agulhas de até 10cm de comprimento. Limitamos o número de agulhas a três, e proibimos de se proteger o balão com anteparos para uma competição de habilidades. A finalidade da luta é que, numa competição entre dois robôs, um deles tenha de estourar o balão do outro! As regras adicionais incluem a proibição dos participantes entrarem na arena ou puxarem os veículos pelos fios.
DESCRIÇÃO DO ROBÔ
Para tornar o robô muito acessível optamos pelo controle via cabo e pela transmissão por acoplamento direto do motor às rodas, evitando assim o uso de caixas de redução. Deve-se levar em conta que um sistema de transmissão via rádio, além do