ROBERT FREED BALES
Nascido em Ellington (Missouri), EUA, estudou na Universidade de Oregon e seu Ph.D. em psicologia pela Universidade de Harvard (1944), sob a direção de Talcott Parsons, convidando-o para criar e dirigir o Departamento de Relações Sociais, unidade interdisciplinar combina sociologia, psicologia e antropologia. Seu renome internacional devido a seus estudos de comunicação em pequenos grupos por meio do sistema ou modelo 'SYMLOG' criado por ele, a partir do qual se desenvolve com a empresa de análise de colegas em San Diego. Seu trabalho foi reconhecido com as mais altas honras da Fundação Americana de Psicologia e da American Sociological Association., Cujas condições sociais psicologia seção era presidente.
Entre seus livros, Análise de Processos de Interação: Um Método para o Estudo de Pequenos Grupos (1950),Pequenos Grupos: Estudos na interação social (com os outros, 1967), personalidade e comportamento interpessoal (1970); Symlog: um sistema de múltiplos níveis Observação de Grupos (com os outros, 1979);Symlog: Kit Estudo de Caso com instruções para um Estudo de Grupo Auto (1980), O "fator de fixação" na dependência do álcool. Uma hipótese derivada de um estudo comparativo de irlandeses e judeus normas sociais(1980), Documentos de Trabalho na Teoria da Ação (com Talcott Parsons e Edward A. Shils, 1981), Sistemas de interação social: Teoria e Medição (1999).
O trabalho de Bales e seus modelos têm a intenção de compreender as relações dentro do grupo e melhorar os padrões de comportamento conjunto. Comunicação dentro do grupo revela as características ea natureza do mesmo, os pontos de liderança e as relações com o meio ambiente. Também aumenta a coesão do grupo e reduz as tensões internas. O primeiro sistema de medição, criada em 1950, era conhecido como IPA (Análise de Processos de Interação) e doze categorias utilizadas na avaliação da interação. Anos mais tarde desenvolveu a sistemática Observação Nível múltipla de Grupos (Symlog), mais complexa,