RNA - Ácido ribonucleico
O RNA, como o DNA, é uma macromolécula formada por uma cadeia polinucleotídica simples, cujos nucleótidos são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar com 5 carbonos) e um grupo fosfato.
RNA e DNA distinguem-se em alguns aspectos importantes:
- o RNA possui geralmente apenas uma cadeia enquanto o DNA tem na maior parte dos casos dupla cadeia);
- os nucleotídeos de RNA contém uma ribose (o DNA contém uma desoxirribose);
- o RNA tem uma base nitrogenada pirimídica diferente a uracila, em substituição da timina que só ocorre no DNA;
- a uracila não forma ligações por pontes de hidrogénio com outras bases.
Nas células podemos encontrar três principais tipos de RNA:
- RNA mensageiro (mRNA)
- RNA ribossômico (rRNA)
- RNA de transferência (tRNA)
Embora a informação genética necessária para a síntese de proteínas esteja ‘armazenada’ em longas cadeias de ácidos nucleicos (como o DNA e o RNA), a quase totalidade das atividades biológicas é mediada por proteínas.
A síntese de proteínas é, por isso, um fenómeno fundamental para o funcionamento dos organismos, e o RNA ocorre em formas diferentes que cooperam nesta síntese:
RNA mensageiro (mRNA) – transporta a informação genética que é copiada (transcrita) do DNA sob a forma de sequências de 3 bases (codão) sendo que cada codão corresponde a determinado aminoácido; à passagem do código genético do DNA para o mRNA chama-se “transcrição”.
RNA transferência (tRNA) – Cada tRNA transporta um aminoácido e contém uma sequência de três nucleotídeos que é complementar a um códon na sequência de RNA (anticódon). O tRNA transporta até à extremidade da cadeia polipeptídica em formação um novo aminoácido a ser incorporado na proteína nascente de acordo com o códon presente na cadeia de mRNA; à passagem da informação genética contida no mRNA para a sequência de proteína dá-se o nome de “tradução”.
RNA ribossômico (rRNA) – este tipo de