Rna e seus sistemas
Ácido ribonucléico, ou RNA como é mais conhecido, consiste em cadeias longas de nucleotídeos, unidas por ligações de açúcar-fosfato.
É constituído por uma ribose (açúcar), por um grupo fosfato e uma base nitrogenada (Adenina, Guanina, Uracila e Citosina)
É formado por uma cadeia simples de nucleotídeos, sendo mais flexível, podendo formar uma variedade muito maior de formas moleculares tridimensionais complexas.
Localização do RNA:
Em células eucariontes, o RNA localiza-se em maior quantidade, disperso no citoplasma e em menor quantidade no núcleo, onde é sintetizado.
Em células procariontes, ele está disperso no citoplasma.
Está presente também como material genético, em Vírus hospedados, ou seja, o vírus não pode ser considerado como um ser vivo, somente se estiver hospedado em algum ser vivo.
Funções do RNA:
• Síntese de proteínas nas células;
• Forma os ribossomos;
• Faz a intermediação entre o DNA e as proteínas;
• Pode formar uma grande variedade de moléculas tridimensionais complexas;
• Pode catalisar importantes reações biológicas;
• Regulação gênica.
Essas funções variam de acordo com os tipos de RNA
Tipos de RNA:
1. Mensageiro precursor do RNA (pré-RNAm): é alterado dentro do núcleo por corte e entrelaçamento, para formar o RNA mensageiro.
2. RNA mensageiro (RNAm): contém o código para a síntese de proteínas específicas. Localizados nos diversos cromossomos da célula. Sintetizados a partir dos genes e codificados nas formas de trincas de bases nitrogenadas, chamadas de códons, que definem cada aminoácido constituinte da proteína.
3. RNA transportador (RNAt): transporta os aminoácidos até os ribossomos, para realizar a produção de proteínas. Em uma de suas extremidades, liga-se a um aminoácido específico e em sua região mediana há uma trinca de bases que são os anticódons, que se ligarão temporariamente à suas bases complementares, os códons.
4. RNA ribossômico: participa na