RN De M E Diab Tica
Diabetes gestacional é definido como qualquer de intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação. A patogênese do diabetes gestacional ainda não foi claramente delineada , porem é fato que a gestação esta associada a um certo grau de resistência insulínica e acredita-se que as gestantes que desenvolvem o diabetes gestacional possuem uma resistência maior associada a diminuição da reserva insulínica.
A causa exata do diabetes gestacional não está esclarecida, mas existem algumas hipóteses. Os hormônios da placenta ajudam a desenvolver e manter o bebê, mas também bloqueiam a ação normal da insulina no corpo da mãe durante a gestação. Este problema é conhecido como resistência à insulina, fato que torna mais difícil para o organismo da mãe utilizar a insulina produzida.
Os hormônios da placenta têm ação "contra-insulina" e esta ação geralmente começa por volta da 20ª a 24ª semanas de gestação. Quanto mais a placenta cresce, mais hormônios são produzidos e maior é a resistência à insulina. Neste caso, a necessidade de insulina da mãe pode aumentar até três vezes durante a gestação. Quando o pâncreas produz a quantidade máxima de insulina e ainda assim ela não é suficiente para superar os efeitos dos hormônios placentários, surge o diabetes gestacional.
No final da gestação, quando a placenta é removida, não existe mais o efeito dos hormônios placentários e o quadro de diabetes materno desaparece.
A paciente na qual é estabelecido o diagnóstico de diabetes gestacional deve ser incluída no grupo de gestação de alto risco, visto que o diabetes quando associado à gravidez pode provocar na paciente e no concepto alterações transitórias ou definitivas de graus variados e elevar fortemente os níveis de morbimortalidade perinatal.
As gestantes que apresentam fatores de risco devem ser rastreadas para se acompanhar de perto o comportamento da glicemia durante a gravidez.Entre os fatores de risco mais comuns devemos