RITOS NA UMBANDA
Ritos na Umbanda
Existem vários gestos rituais praticados na Umbanda, como:
- Tocar o solo/chão do Terreiro com os dedos;
- Saudar o atabaque tocando o chão e depois a própria fonte;
- Girar em torno de si mesmo, antes de bater cabeça;
- Bater palmas ritmadas em momentos específicos e outros.
- Tocar o solo/chão do Terreiro com os dedos
Reconhecimento da nossa origem como matéria. A Terra é um local sagrado pois é nela que os "espíritos" ou energia pisa. É nos dedos que se tem a percepção do tato um dos sentidos primários de todo o corpo.
- Saudar o atabaque tocando o chão e depois a própria cabeça
O Som é a palavra do criador ou a linguagem universal, pois é através dele que existe a comunicação. O gesticular, que aparentemente não emite um som audível, para os umbandistas tudo que se move é imantado por uma força de atrito que mesmo inaldível aos nosso ouvidos também emite som. Logo quando se ouve os atabaques não se está ouvindo apenas a parte audível e todo o conjunto de movimentação e sentimento contido nele. Tocar a cabeça após isso significa que há nosso entendimento de nossa composição como ser vivo, a matéria e o espírito. Pelo fato dos umbandistas acreditarem que o espírito compõe nossa personalidade, e eles entendem que ele esteja em nossa cabeça pois é dela que emana o pensamento.
- Girar em torno de si mesmo, antes de bater cabeça
-Girar significa entender o Cosmos, tudo no cosmos é movimento e gira, nada é inerte. Quando pensamos estar inertizando algo, seja na química ou na física estamos apenas modificando o movimento desse em relação a sua naturalidade pois nem quando se pensa parar algo este algo está parado. Esse movimento é nativo da criação e reproduzido de forma figurativa por nós sejam nas danças sejam nos atos. Um exemplo interessante é a negação/afirmação que podemos dizer NÃO/SIM, balançar/aprumar os dedos ou a cabeça, todos tem o mesmo efeito de entendimento.
-