ritmo e expressao
São Luís
2014
1. INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado os aspectos da cultura afro brasileira. Os afro-brasileiros desde que eram escravos, já possuíam uma característica própria, como por exemplo, a cultura, a religião e a arte. Os escravos, conseguiram sua liberdade, porém continuaram sendo descriminados, humilhados e mal tratados. Muitos não possuíam renda e moradia, o que gerou vários problemas, como as favelas que hoje encontramos no Rio de Janeiro, por exemplo. Hoje, os afro-brasileiros se destacam na música, no meio comercial, no teatro, em filmes, no meio empresarial e em muitos outros meios no Brasil. Traços da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana.
Palmares é Angola Janga. Nem é só Zumbi ou Ganga; Zumba, senhores, Palmares Não é só um, são milhares. (Oliveira Silveira)
2. Aspectos históricos De maneira geral, tanto na época colonial como durante o século XIX a matriz cultural de origem europeia foi a mais valorizada no Brasil, enquanto que as manifestações culturais afro-brasileiras foram muitas vezes desprezadas, desestimuladas e até proibidas. Assim, as religiões afro-brasileiras e a arte marcial da capoeira foram frequentemente perseguidas pelas autoridades. Por outro lado, algumas manifestações de origem folclórico, como as congadas, assim como expressões musicais como o lundu, foram toleradas e até estimuladas.
Entretanto, a partir de meados do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente mais aceitas e admiradas pelas