Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Tecnologia em gestão ambiental
ElOUIR ANTONIO DUTRA
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Coxim
2012
ElOUIR ANTONIO DUTRA
riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Coxim
2012
1. INTRODUÇÃO
Apesar da engenharia civil se preocupar em agregar projetos respeitando a natureza e o meio ambiente, as grandes construções e a massissa procura por espaçoes nas cidades faz com que a expansão urbana cresca com percentuais nunca vistos, e o impacto causado é visto a olhos nús.
Um dos aspectos mais significativos é a fuga do homem do campo rumo as cidades. Fato que sobrecarrega desde o setor do transporte até a busca por empregos. Assim sendo, cada metro de terra é disputado como a muito não se ve.
Sentimos na pele a falta de áreas verdes nas cidades, percebemos a elevação das temperaturas e o desiquilibrio do clima. Mesmo o tema sendo comum nos quatros cantos do mundo, o que veremos a seguir é mais um exemplo que a busca por espaços e o crescimento descontrolado provocará um colapso global, onde a natureza reclamará seu espaço e catastrofes ainda maiores dos que já aconteceram asolaram o mundo.
2. Leis Ambientais: Na luta do homem contra o homem, a natureza paga o preço. São vários os princípios de direito ambiental importantes para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Dentro muitos, o de qualidade de vida e preservação da natureza encabessam os de maiores destaques. Propósitos defendidos por uma minoria preocupada com o arrolar de tanta destruição. A importância do meio ambiente como elemento básico do direito à sadia qualidade de vida foi expressamente pontuada no caput do artigo 225 da Constituição Federal Brasileira. A satisfação desse direito