Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
Bloco Planejamento e meio ambiente
Maria Lúcia Mendonça Gemmerich
Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Município de Cataguases – Mg
2012
Maria Lúcia Mendonça Gemmerich
Expansão Urbana X Qualidade Ambiental
Atividade Interdisciplinar Individual da UNOPAR
Docentes: Willian Luiz Cunha Thiago A. Domingos Flávia Roim Luciana R.C. Trigueiro Rodrigo de M. Trigueiro
Município de Cataguases – Mg
2012
INTRODUÇÂO
Hoje, os grandes centros urbanos têm mudado as características da ocupação e uso do solo, principalmente nas áreas de expansão.
Para responder à demanda crescente, além da necessidade de se trabalhar com coeficientes de aproveitamento do solo cada vez maiores, as edificações têm ganhado em altura e em profundidade de subsolo. Se os dois primeiros aspectos são quase que naturais, pois respondem à fuga do homem do campo e ao próprio crescimento populacional, o segundo satisfaz, principalmente nos países pobres, onde o transporte público urbano é precário, à demanda cada vez maior de espaço para a guarda de veículos.
Com a atual dinâmica dada à expansão urbana, vários problemas ambientais começam a surgir. A concentração urbana no Brasil é da ordem de 80% da população, e o seu desenvolvimento tem sido realizado de forma pouco planejada, com grandes conflitos institucionais e tecnológicos.
DESENVOLVIMENTO
Um dos principais problemas relacionados com a ocupação urbana são as inundações e os impactos ambientais. A tendência atual do limitado planejamento urbano integrado está levando as cidades a um caos ambiental urbano com custo extremamente alto para a sociedade. Este caos está relacionado principalmente com a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos em razão do