Riscos e catastrofes
Riscos e catástrofes
Geografia
Trabalho realizado por:
António Dias
Pedro Brito
Geografia
Vulcão Eyjafjallajökull | Situa-se a norte de Skógar e a oeste do glaciar de maiores dimensões conhecido como Mýrdalsjökull.
A bacia do glaciar cobre um vulcão (1666 m de altura) cuja actividade eruptiva começou a ser mais frequente a partir da última idade do gelo. A cratera do vulcão tem um diâmetro de 3 a 4 km. O glaciar estende-se por cerca de 107 km².
O processo de erupção deste vulcão é diferente dos outros vulcões por combinar fogo e gelo: a base do vulcão está sobre um glaciar que evapora em contacto com o calor das erupções. O contacto do gelo com o calor causa erupções explosivas e violentas e como consequência verifica-se o lançamento de pequenos fragmentos de rocha, que impedem a circulação dos aviões.
O vulcão entrou em erupção novamente em 21 de março de 2010; o tráfego aéreo de boa parte do norte da Europa foi prejudicado pela enorme coluna de fumaça expelida. Em 15 de abril o espaço aéreo foi fechado em diversos países do norte e oeste da Europa para voos comerciais devido à precipitação de cinzas na atmosfera, que poderiam causar falhas operacionais dos motores a jato dos aviões.
Inundações
São a consequência da acumulação de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos.
Podem originar-se por diversos fenómenos atmosféricos como temporais, frentes frias e furacões ou pelo excesso de precipitação.
Tem como consequências a erosão acentuada, o arrasto de material, a destruição de casas, colheitas e perdas de vida.
Sismos
Um sismo - vulgarmente conhecido por abalo, tremor de terra ou terramoto - representa o termo de uma série de fenómenos que têm lugar, na maioria dos casos, no interior da Terra.
As forças - distensivas, compressivas ou de cisalhamento- geradas no interior da Terra atuam continuamente sobre as rochas, acumulando tensões que, num dado momento, ultrapassam o limite da