Riscos políticos Brasil x EUA
É importante colocar na balança os riscos políticos que envolvem a internacionalização de uma empresa, visto que as relações entre os países em questão e a situação política do país na qual será aberta a empresa, afeta diretamente a viabilidade do negócio. O risco político representa a chance que um ato político tem de influenciar a economia, ou o seu mercado; e é uma ameaça como qualquer outro tipo de risco, a única diferença é que este é muito mais imprevisível e sua esfera, muito mais ampla.
Existem muitos tipos de risco político, coisas como a expropriação de empresas, tensão política doméstica, regulação de mercados, mudanças demográficas e etc. Porém, em alguns países, devido à estabilidade financeira, militar e política esses riscos são dirimidos, e alguns deles se tornam quase impossíveis de vir a acontecer; destacaremos certos riscos políticos que por mais improváveis que sejam podem vir a influenciar o nosso mercado no país (E.U.A.), riscos como terrorismo, que pode causar a destruição de propriedade, a guerra, que influenciaria todo o mercado, embargos comerciais e regulação de mercado são sempre possíveis fatores.
Ainda que nos E.U.A. a maioria dos riscos políticos sejam muito improváveis, eles não são impossíveis e sua “chegada” virá de forma brusca e inesperada; basta destacar os recentes eventos na relação entre nossos dois países (Brasil e E.U.A) para apontar como são frágeis as estruturas que mantém essa bilateralidade funcionando. Os casos recentes de espionagem que foram divulgados globalmente criaram uma tensão entre esses dois países, que vinham mantendo ao longo dos anos uma cordial relação. Isto criou, em pouco tempo, uma situação diplomática delicada, apesar da imagem anterior desse evento, ser de harmonia política.
Quando afirmamos que esses riscos são muito imprevisíveis, nos apegamos no fato de que eles são inquantificáveis, de uma natureza impossível de mensurar, e portanto não se enquadram no perfil das análises