Riscos ocupacionais
Segurança e Saúde do Trabalhador
Professora Regina
Março/2010
Rio de Janeiro
Riscos Ocupacionais a Que Estão Expostos os Profissionais de Enfermagem no Ambiente Hospitalar e Fatores que Favorecem a Sua Ocorrência.
RESUMO
Os trabalhadores de enfermagem estão expostos a muitos riscos ocupacionais no desenvolvimentos de suas atividades causados por fatores, entre eles: químicos, físicos , mecânicos, biológicos, etc., que podem ocasionar em acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, que tem se tornado algo rotineiro no ambiente hospitalar. A equipe de enfermagem é a mais atingida pois lida diretamente com o paciente e com materiais perfuro cortantes, medicamentos e outros. A comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) , a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) e outras, trazem algumas medidas como treinamento e capacitação periódica para os funcionários, oferta de equipamentos de proteção individual(EPIS), e a conscientização das empresas e seus empregados sobre os riscos e a prevenção de acidentes. Os trabalhadores da área de saúde estão sujeitos aos mesmos riscos a que se sujeitam os demais trabalhadores, sendo que o contato com constante com sanguee outros fluídos orgânicos contaminados desencadeiam varias doenças ocupacionais. Podemos caracterizar os riscos em que a enfermagem esta exposta em: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e psicossociais. Estes fatores e a situação de trabalho da enfermagem podem acentuar as possibilidades de danos aos profissionais como: • Número insuficiente de profissionais: o que acaba sobrecarregando os trabalhadores, caindo a qualidade do serviço e ainda não fornecendo condições ideais para o desempenho de suas atividades.
• Jornadas de trabalho sobrecarregadas e exaustivas: na maioria mulheres a equipe de enfermagem fica sobrecarregada com o desgaste físico de suas funções e a dura jornada de trabalho que pode chegar a 60h/semana.