Riscos Fisicos em Caldeiras
Com uma implantação cada vez maior de usinas e caldeiras, a profissão caldeireiro é cada vez mais respeitado no mercado de trabalho. Mas, contrariamente ao que se poderia se pensar, o trabalho do caldeireiro não se resume à construção de caldeiras.
Entre outras, o caldeireiro poderá desempenhar as seguintes tarefas:
Produzir peças soldadas, sobretudo curvadas ou dobradas, a partir de chapas de aço;
Ler e compreender desenhos técnicos;
Montar e reparar equipamentos petroquímicos;
Participar na manutenção dos mesmos.
O caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção não só de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.
Este profissional está exposto a sérios agentes de risco,tais como:
Calor e ruído.
Segue abaixo explicaçao de cada um desses riscos.
CALOR:
O calor é a energia térmica em trânsito de um corpo para outro ou de uma região para outra, desde que exista diferença de temperatura. São mecanismos de transmissão do calor: condução, Convecção e radiação.
No caso de caldeiras os trabalhadores passam parte ou toda a sua jornada diária diante de fontes de calor e enfrentam condições adversas de calor que representam certos perigos para a sua segurança e saúde, causando doenças relacionadas a esse tipo de exposição.
As características pessoais são talvez o fator que mais pesa durante a exposição ao calor. Podemos considerar as seguintes: a idade, o peso, o estado físico, as condições orgânicas e a aclimatação ao calor.
Os fatores ambientais que afetam a saúde do trabalhador quando exposto ao calor excessivo em sua área de trabalho, são: temperatura, umidade, calor radiante (como o que provém do sol ou de um forno) e a velocidade do ar. O corpo reage às altas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea na pele, fazendo subir a temperatura nessa área. Sem dúvida, na medida em que os músculos estão sendo exigidos pelo trabalho físico, parte do