Psicologia aplicada ao ambiente de trabalho (setor caldeiras)
Disciplina - Psicologia Aplicada à Engenharia de
Segurança, Comunicação e Treinamento.
Prof.ª Dra. Keli Cristina de Lara Campos
Proposta de Melhoria para Posto de Trabalho Setor Caldeiras
Alunos: Marco César Paseto – RA - 004201401253
Hamilton Alex Alves – RA - 004201401746
Luiz Roberto Piratininga Gonçalves – RA - 004201401750
1. Introdução
Esse trabalho visa à melhoria das condições de trabalho e de segurança, abordando conceitos de seleção, treinamento, comportamento, avaliação de riscos e operação.
2. Justificativa, Objetivo e Público Alvo
Este trabalho justifica-se pela necessidade da empresa em selecionar, contratar e qualificar a mão de obra dentro do conceito de máxima eficiência no trabalho, preservando a saúde e segurança do trabalhador para o desempenho desta função.
Nossos objetivos com este trabalho são: definir um padrão de operação e características físicas, comportamentais e psicológicas para o exercício da função por um trabalhador, permitindo à empresa identificar a mão de obra mais adequada à função.
O público alvo são os operadores de caldeira que já atuam na área e aqueles que ingressarão na atividade e os objetivos esperados são: a qualificação e capacitação deste operador com a criação de um padrão de trabalho. 3. Intervenção Proposta
3.1. Situação Atual
Cargo: Operador de Caldeira
Evidenciamos abaixo a situação atual com fotos e descrição da atividade:
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
As atividades consistem no recebimento do turno anterior, realização de inspeção visual no setor, movimentação, abastecimento e monitoramento do nível da água e temperatura, operação da caldeira através de interface homem máquina, manobra de válvulas para transferência de água entre os reservatórios, adição de produtos químicos durante o processo, registro das
atividades diárias no livro ata, limpeza da fornalha e do setor e higienização de máquinas e equipamentos.
Entre os equipamentos