Riscos de inundação
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”
GEOPROCESSAMENTO - LEB0210
“Riscos de Inundações.”
Resumo
No trabalho estudado, analisamos as causas de alagamentos, enchentes e inundações sendo causas tanto naturais como: onde o evento se localizou se em áreas de baixa declividade ou vales; se em áreas próximas a margens de rios, lagos sem espaço suficiente para seu escoamento; chuvas intensas e breves onde não há tempo para a infiltração ou se o ambiente é de solo naturalmente menos permeável; tanto como fatores antropológicos como a impermeabilização do solo pela urbanização entre outros.
Introdução
Os termos Inundação/Enchentes e alagamentos são diferentes, pois, o primeiro se refere transbordamento de canais fluviais presentes nas baixas encostas, em terrenos naturais ou antropizados, enquanto o segundo se refere a ocorrência em áreas distantes dos canais, em terrenos com ocupação antrópica e baixo coeficiente de escoamento superficial (fluxos de baixa velocidade).
Risco ambiental
Varnes (1984) definiu Risco Ambiental como “o grau de prejuízo ou dano causado a pessoas e bens, devido a ocorrência de um perigo ou número esperado de perda de vidas, danos a pessoas, bens e propriedades, ou interrupção de atividades econômicas devido a um fenômeno natural particular.”
Segundo ele: Rt = (H x V) x (E)
Onde:
Rt: risco total
H: perigo (evento físico ou fenômeno natural)
V: vulnerabilidade (grau de perda ou dano)
E: elemento em risco (população, propriedades, bens e atividades econômicas)
Condicionantes naturais
Condicionantes naturais de inundações, enchentes e alagamentos podem ser de âmbito climático-meteorológico, geológico-geomorfológico e fluvio-hidrológico. No primeiro è conhecido as chuvas intensas que hidrologicamente, são consideradas intensas* as chuvas de curta duração e de alta intensidade. A relação das chuvas intensas comas enchentes é que, mesmo sendo rápida, sua intensidade não permite