RIscos de Choques Elétricos
7 de janeiro de 2014 Curiosidades
Confira aqui os riscos do choque elétrico e seus efeitos no corpo humano
Twitter 1Facebook 64Google+ 0
65
FLARES
No corpo humano, as atividades biológicas (glandular, nervosa ou muscular) são estimuladas ou controladas por impulsos de corrente elétrica. Quando ocorre o contato do organismo com uma corrente proveniente do meio externo, isso pode causar danos que vão desde uma dormência na superfície da pele até perda dos sentidos ou morte aparente. Estando o indivíduo submetido a uma tensão (voltagem) que supere a resistência de seu corpo, a intensidade da corrente que o percorre determinará se esta é capaz de provocar efeitos danosos a ele.
Os choques elétricos podem ser classificados como estáticos e dinâmicos choques elétricos podem ser classificados como estáticos ou dinâmicos.
Choques Estáticos: Provocados por descargas de capacitores ou descargas eletrostáticas (efeito comum a inúmeros materiais e equipamentos);
Choques Dinâmicos: Choques que ocorrem frequentemente ao tocar-se nas partes energizadas de uma rede elétrica (secções vivas de condutores energizados ou por falha no isolamento da instalação ou equipamento, provocando uma tensão de contato perigosa).
Seja como for, qualquer choque elétrico produz perturbações no organismo cujos efeitos variam conforme o caminho que a corrente percorre ao longo do corpo, a intensidade da corrente elétrica, tempo de duração desse choque, área de contato do choque elétrico, além da constituição física do indivíduo afetado (peso e altura, taxa de álcool no sangue, uso de próteses metálicas internas, marcapassos, etc.)
Quanto maior a superfície de contato do corpo humano com o condutor e com a terra, mais graves serão os efeitos provocados pelo choque sofrido e portanto haverá um aumento em seu nível de risco também. Uma das piores consequências verificadas consiste em queimaduras internas que