Risco e impactos ambientais na área de expansão urbana
Este trabalho tem como objetivo estabelecer a pesquisa sobre Riscos e Impactos Ambientais na Área de Expansão Urbana visando o município de São José dos Campos, através de uma gestão ambiental aplicada, destacando o município de São José dos Campos sendo utilizado como referência para os estudos relacionados ao tema. O processo de urbanização das metrópoles brasileiras estão associadas diretamente ao modo de produção capitalista.
Reconhecendo a essas responsabilidades,uma gestão do município trata de estabelecer soluções quanto a crescente demanda da população nas cidades, e em seus centros urbanos. Visando assim os impactos causados com o excessivo crescimento contínuo da população. O artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988, da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/81) diz:
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.”
Os impactos Ambientais e as Mudanças Climáticas são temas amplamente discutidos por todo o mundo. Por acreditarem de ser tratar de temas fundamentais para uma mudança de mentalidade consumista e globalizada não se trata dela com nenhuma responsabilidade social. A emissão de gases de efeito estufa, queimada de matas, desmatamento, o aquecimento global, ou seja, tudo com finalidade de destruição do ecossistema. Porém, grande parte da população como: empresas irresponsáveis e algumas mídias, insistem em não dar a devida importância às mudanças climáticas ocorridas nos últimos séculos. Apesar de já existir políticas internacionais, com diretrizes que visam instalar uma comissão e uma política de redução de poluentes ambientais percebe-se ainda é pouco o que tem sido feito contra as agressões ao meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
O