Risco quimico
Agentes quimicos
São substâncias ou produtos que podem contaminar o ambiente de trabalho reagindo com o organismo humano provocando lesões mediatas ou imediatas, dependendo da:
.Composição
.Concentração
.Via de penetração
.Tempo de exposição
: Poeiras, Fumos, Névoas, Gases, Vapores e Produtos químicos em geral.
POEIRAS
São partículas sólidas, geralmente formadas por processos de desintegração mecânica de sólidos. Como exemplo: sílica, abestos, chumbos, minérios, algodão.
Doença Ocupacional
Silicose
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras com sílica-livre.
Existem três tipos de silicose:
-Silicose crônica simples resulta da exposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.
-Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.
-Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.
Os trabalhadores que estão expostos a silica são: De mineração, Indústrias de Cerâmica, Metalurgicas , Fábricas de Vidros e etc.
Sintomas:
- Tosse, falta de ar e perda de peso.
Tratamento:
-Não há um tratamento específico para a silicose. A remoção da fonte de exposição à sílica é importante para evitar que a doença piore. Os tratamentos de apoio incluem medicamentos para tosse, broncodilatadores e oxigênio, caso sejam necessários. São prescritos antibióticos para infecções respiratória, caso sejam necessários.
As pessoas com silicose têm maior risco de