Risco brasil
Este texto aborda informações no que se refere a Risco Brasil. É uma medida econômica e financeira, feita por várias Instituições Internacionais, nas quais são analisados os graus de riscos de investimentos dentro do país, ou seja, é um fator facilitador, onde o investidor se baseia para aplicar ou não suas ações no Brasil. O termo Risco País (que se refere a todos os países), foi criado em 1992, pelo banco americano JP Morgan Chase para demonstrar a seus investidores (clientes), o país mais favorável e propício à ser investido, diminuindo consideravelmente as possibilidades de um investimento ruim. Age como medidor dos riscos pelos quais o investidor poderá passar dentro do mercado financeiro. Tais riscos são calculados através de indicadores, que orienta o investidor na decisão de qual a melhor estratégia de investimento para determinado país, levando em consideração fatores como: mercado financeiro, geográfico, político, entre outros.
2. RISCO PAÍS / RISCO BRASIL
O termo criado em 1992, tem denominação de índice EMBI (índice que reflete o comportamento dos títulos da dívida externa brasileira - Emerging Markets Bond Index) e é a medida que expressa o nível de risco de um país. O mercado utiliza o EMBI+ para medir a capacidade de um país honrar os seus compromissos financeiros. Dentre os países que compõem este índice estão: Argentina, África do Sul, México, Rússia, Nigéria, Marrocos e Brasil. (Risco Brasil – Representado por EMBI+Brasil). A interpretação dos investidores é de que quanto maior a pontuação do indicador de risco, mais perigoso fica aplicar no país.
2.1 EMBI+BRASIL – COMO É MEDIDO?
O EMBI+Brasil reflete o comportamento dos títulos da dívida extrena brasileira. Segundo matéria “Risco Brasil sobe 2,33% e fecha aos 176 pontos”, publicada na internet em O GLOBO, em 2010, o EMBI+Brasil:
Corresponde à média ponderada dos prêmios pagos por