Risc e cisc
Conceitos Cisc
É a arquitetura que é capaz de executar um conjunto complexo de instruções. Sua interpretação era feita através de micro instruções, e com isso a sua execução é mais lenta.
Apesar de um processador CISC ser capaz de executar centenas de instruções diferentes, apenas alguns são usadas frequentemente. O uso de micro programação era uma característica que permitia aos projetistas implementar instruções complexas em hardware. As vantagens dessa arquitetura são a redução de custos globais do sistema, redução dos custos de desenvolvimento de software e da quantidade dos mesmos, diminui a distância entre a linguagem humana e de máquina, aumenta a eficiência dos programas escritos em linguagem de auto nível e melhora a compactação do código facilitando a detecção e correção de erros.
Conceito RISC
Foi criado para minimizar a distância entre o que a máquina podia realizar entre o que a programação de auto nível exigia. Outro tipo de processadores que privilegiava o uso de instruções mais simples,denominado Risc(Reduced instrunction set computer).
A Vantagem dessa arquitetura é que a sua execução era feita diretamente no hardware,o que resultou em uma maior velocidade na execução das instruções. Isso ocorria porque a arquitetura Risc somente fazia uso das instruções Cisc que eram utilizadas com mais frequência (instruções simples). A desvantagem dessa arquitetura era que não havia compatibilidade com os computadores e softwares da época.
Diferenças entre RISC e CISC
Essa arquitetura diferentemente da arquitetura Cisc, mais antiga possuía uma redução no número de instruções que era em torno de 50,já que uma máquina cisc continha em torno de 200 a 300 instruções.
Implementação do controle Risc é feito no hardware e Cisc em micro programação. O número de registradores é muito alto em Risc, ao contrário de Cisc que é baixo.
Exemplo
Os compiladores seriam mais fáceis de escrever. Isto pouparia tempo e esforço para os