Rio vermelho na asia
Uma parte do maior rio da Ásia — o Yangtze — apareceu vermelha como suco de tomate e ninguém sabe explicar o motivo. Segundo a publicação, o principal foco se encontra próximo à cidade chinesa de Chongqing, embora outros inúmeros pontos também apresentem o mesmo problema.
A hipótese de que algas tenham sido as responsáveis por esse evento foi praticamente descartada, já que as espécies que normalmente causam esse tipo de fenômeno são marinhas e não de água doce. Outra possibilidade que também é pouco provável é a de que bactérias possam estar por trás da mudança de cor. os especialistas ainda não tenham determinado as causas do incidente, ambientalistas acreditam que o mais provável é que se trate de poluição industrial ou talvez lodo trazido à tona por algumas enchentes ocorridas à montante
Uma explicação natural para a água vermelha que pode ser descartada são microorganismos que produzem a chamada “maré vermelha”, conforme explica a professora Emily Stanley, da Universidade do Wisconsin (EUA). Segundo ela, as algas que costumam causar o fenômeno da maré vermelha são de um grupo marinho, e não de água doce.
Entretanto, a água doce pode ficar vermelha por causas biológicas, como o caso de um lago que se tornou vermelho-sangue durante uma seca no Texas no último verão americano, o que levou à circulação de boatos sobre o fim do mundo. Tratava-se da incursão de bactérias que produzem a cor e que se reproduzem mais quando um corpo de água tem menos oxigênio que o normal. Como os rios se movem constantemente, agitando as águas e oxigenando-as, raramente eles chegam à deficiência de oxigênio necessária para que os organismos que causam a cor vermelha se reproduzam.
Uma última possibilidade pode ser a terra que chega aos rios, resultado de erosão no solo provocada pela chuva.