RIO DE JANEIRO
A reprodução do Mapa ou Carta
Portuguesa de 1574, mostra como era a vista a Baía de Guanabara naquela época, onde aparecem morros ao lado da entrada a baía, muitas ilhas e ilhotas.
São mostrados também rios e suas fozes, os primeiros povoados, a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e a
Cidade Velha.
Cidade do R.º de Jan.º aos 22.38' de Latit. Austral. Com a delineação de João Massé'. autor: João Massé. fonte: Original manuscrito do Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa.
Traçado da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para o sistema de fortificação projetado pelo Brigadeiro
João Massé. Junto à praia, na parte de baixo da planta, uma linha defensiva que se estende do Morro de
São Bento, à direita, às proximidades da Misericórdia. Pelos fundos da cidade, Massé projetou um muro, que partindo da Fortaleza da Conceição, à direita, chegava aos pés do Morro do Castelo. Esse muro foi construído e há referência à sua presença, em meados do século XVIII.
tTIPO DE TRAÇADO
186- São Sebastião do Rio de Janeiro 1808 (1812)
'PLANTA DA CIDADE DE S. SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO. Levantada por Ordem DE SUA ALTEZA REAL
O PRINCIPE REGENTE NOSSO SENHOR No Anno de 1808 FELIZ E MEMORAVEL, EPOCA DA SUA
CHEGADA Á DITA CIDADE. NA IMPRESSÃO RÉGIA 1812'. autor: não identificado. fonte: Exemplar da primeira planta impressa no Rio de Janeiro, existente na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
Vemos a cidade no ano da chegada da Família Real. Tem a particularidade de ser a primeira planta impressa, no momento em que se inicia a atividade gráfica no Brasil.
A cidade aparece com ruas retas e quadras retangulares ou trapezoidais. A parte urbanizada praticamente acabava no Campo de Santa Ana (hoje Praça da República), que nessa época dispunha de uma área muito maior.