rio araranguá
Antigamente o rio era usado para pesca e sua beleza era utilizada em fotos para cartões postais da cidade. O rio já era utilizado para irrigação das plantações de principalmente arroz da região. Hoje em dia o rio Araranguá está poluído por causa da extração de minérios na região que transporta ácidos, chumbo e outros poluentes até o rio, porém os moradores da região insistem em praticar a pesca lá.
As diversas enchentes no vale também contribuíam para sua poluição. Também, deixando várias famílias desabrigadas principalmente no bairro Barranca, nos terrenos mais baixos da cidade, ao redor da ponte do bairro Barranca, e com mais intensidade nas margens do rio, onde moram ainda muitas pessoas ainda.
Há vários registos de pesca no rio, de embarcação e de transporte de pessoas. Embora a água em alguns pontos não seja própria para pesca ou lazer, existem pessoas que vão para a beira do rio praticar a pesca , que já não é permitida ali.
Já vi pessoas descansando nas margens do rio, e observo como a paisagem mudou, como já foi transformada pela urbanização e a própria modificação do espaço natural pela natureza e pelo homem. O rio tambem servia como área de pouso para os hidroaviões, e desembarcação de pessoas.
“Com sua boirdas altas e curvas e com seu fundo chato, a bacia é o melhor objeto da casa para recolher a água das goteiras durante os temporais...
Lá fora, a água da chuva vai procurar também as partes mais baixas, encharcando o solo ou escorregando para juntar-se com a dos terrenos vizinhos, formando os córregos e riachos, que por sua vez, correm todos pra o rio principal, numa rede de drenagem que acaba por ocupar todos os grandes espaços dessa grande bacia: a Bacia Hidrográfica.
Em seu