Rio 20
Esse encontro marcou o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
Chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes dos 193 países trabalharão dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
Na Rio + 20 os líderes fizeram um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, renovando o compromisso mundial com o desenvolvimento sustentável; avaliaram quais as lacunas que ainda existem na execução dos acordos internacionais; abordaram os novos desafios emergentes e discutiram novas formas de recuperar os estragos que já fizemos em nosso planeta, sem deixar de progredir.
Infelizmente o resultado da Rio+20 não foi o esperado. Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta. O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.
“Estamos transformando os mares em esgotos, e causando sérios danos à vida marinha.”
“Nós vemos com preocupação que a saúde dos oceanos e da biodiversidade está sendo afetada negativamente pela poluição marinha, especialmente