Rinite
Rinite é a inflamação da mucosa de revestimento Nasal. Ela pode ser caracterizada pela manifestação de um ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal, rinorreia, espirros, prurido e hiposmia.
ClassifiCação
As rinites podem ser classificadas com base em critérios clínicos: frequência e intensidade de sintomas; citologia nasal; e fatores etiológicos. E também podem ser classificadas pela sua duração em: aguda, subaguda e crônica. Porém a classificação etiológica parece ser a mais correto, pois está diretamente associado à terapêutica.
1. Rinite Alergica
Esse tipo de rinite é também uma inflamação da mucosa de revestimento, mas mediada por IgE, depois de ser exposto a alérgenos e com os sintomas: obstrução nasal, rinorreia aquosa, espirros e prurido nasal.
A sua classificação é baseada na duração e na gravidade dos sintomas, incluindo também aspectos de qualidade de vida. A duração pode ser dividida em dois aspectos: intermitente que os sintomas tem que aparecer menor que 4 dias por semana ou menor que 4 semanas; ou persistente que os sintomas vão se apresentar mais de 4 dias por semana ou mais que 4 semanas. E em relação a gravidade poder ser considerada leve ou moderada-grave, onde a leve os sintomas não incomodam, o sono é normal e não há interferência nas atividades da pessoa. Na moderada-grave o sono e as atividades ficam comprometidas e os sintomas incomodam.
2. Epidemiologia
Estudos revelaram que há uma prevalência de rinite alérgica nos centros urbanos e nos meses mais frios do ano. E foi comprovado que os ácaros de pó domiciliar são os agentes que mais provocam rinite alérgica.
3. Diagnóstico
O diagnostico de rinite alérgica é realizado com a historia familiar atópica e clinica pessoal, exame físico e complementar.
O diagnostico é mais clinico, com relação com vários sintomas, como: espirro em salva, coriza clara abundante, obstrução nasal e intenso prurido nasal).
A rinite alérgica pode aparecer em