RI - Rel. Int.
Participante de múltiplas ações dentro da área de cooperação internacional para o desenvolvimento é válido lembrar que a avaliação da eficácia das parcerias estabelecidas é de grande importância para a continuidade das políticas brasileiras. Dentro dos nossos desafios, estão a integração dos órgãos como a Agência Brasileira de Cooperação, o Ministério das Relações Exteriores e Banco Central a fim de criar mecanismos de sistematização, coleta, atualização e controle de dados acerca das atividades de cooperação internacional para o desenvolvimento.
Ainda, é importante reforçar os laços de cooperação Sul-Sul e para responder essa demanda, o governo pretende criar uma agência de cooperação e comércio para África e América Latina na tentativa de viabilizar investimentos para os países pertencentes aos respectivos blocos geográficos. Ultimamente, notamos uma intensificação da cooperação com países africanos, tendo como exemplo mais recente o perdão de parte da divida de diversos países. Isso possibilita com que seus governos possam receber financiamento externo brasileiro, tendo assim a capacidade de impulsionar seu crescimento em diversos setores.
Para os próximos anos o país deve continuar expandindo seus investimentos no âmbito da cooperação internacional sendo essa uma importante via de relacionamento interestatal que contribui para a projeção internacional brasileira. Com isso, tento em vista estimular o